segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aljustrel, minha Terra...

Aljustrel, vila pacata no coração do Baixo Alentejo, Terra de gente boa, social, sempre prontos a ajudar.Beja é a sua capital distrital.
As Minas eram o grande sustento desta população, embora ainda funcionem mas nada se compara.
Aljustrel vive dos seus produtos agrícolas, dos seus produtos provenientes da criação de gado, bovinos,caprinos, suínos...Aos poucos os seus habitantes tiveram que procurar outras alternativas para viver, tal como o comercio local, o artesanato, escolas,creches,lares entre outros. Existe uma fabrica de explosivos a ORICA que veio reforçar ajudar a criar emprego,existente entre as minis emprezas locais (padarias,pastelarias,cafés,lojas, mercearias,boutiques... No entanto, esta população está cada vez mais envelhecida. Não arranjando trabalho na terra, os jovens partem e raro são os que se aventuram por aqui.
Apesar de tudo, Aljustrel é uma vila rica no que toca a gastronomia local, existem bons restaurantes, onde se pode deliciar com as nossas iguarias, é uma terra rica em história, em arqueologia, dispoem de um museu dedicado à Mina,digno de ser visto. De uma cultura a nível de cantares alentejanos e ranchos folclóricos fascinante. Do alto da Nossa Senhora do Castelo podemos observar a linda imensidão do nosso distrito, de noite vêem se as luzes ao longe de Ervidel,Santa vitória e Beja, é uma planície que encanta todos que por aqui passam e ficam com a certeza de voltar um dia.
Aljustrel convida a ser descoberta e a conhecer um pouco da sua vasta e bela cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário